Neste artigo trataremos de como alguns aspectos do EAD em época de pandemia, podem trazer benefícios aos estudantes tradicionais.

Introdução 

Com a expansão da atual pandemia e a difusão do coronavírus em nossa sociedade, além das mortes causadas pelas enfermidades doenças associadas ao Covid-19. Portanto, o mundo todo de repente entrou em estado de alerta máximo.

Segundo estatísticas da UNESCO, no dia 22 de Abril de 2020, cerca de 1,6 bilhão de alunos (crianças e jovens) estavam afastados de escolas e universidades em mais de 162 países.

Como ainda nem sabemos por quanto tempo essa situação irá persistir, a título de ajuda. Listamos aqui neste artigo, 5 aspectos úteis para os que vão ter que forçadamente estudar no sistema EAD, em meio ao avanço da Covid-19. Em boa parte das instituições, as aulas não foram canceladas, mas suspensas ou mesmo adaptadas ao sistema EAD. Portanto, esta situação trata-se de uma questão que pode ser novidade para muitos dos estudantes.

Organização

Ter que estudar em casa, sozinho, sem a companhia dos colegas e professores, não é a realidade da vida da grande maioria dos alunos no Brasil.

Nossa residência é repleta de itens que causam distrações. Sofás muitas vezes confortáveis, pets, celulares, geladeira, TVs, etc. Isso sem citar o fato que não existe em sua casa um(a) professor(a) sempre orientando sobre o que se deve ou não ser feito pelo aluno.

Portanto, torna-se fundamental que o aluno se reorganize para conseguir estudar remotamente. Então, elaborar uma agenda de ações diárias torna-se fundamental.

Muita paciência nessa hora de pandemia generalizada

Esta nova experiência meio que “forçada” em EAD, na forma e no momento que está sendo imposta devido ao cenário criado pela crise do coronavírus, exigirá muita paciência dos alunos. Principalmente no que se trata dos imprevistos que certamente surgirão.

Isso se dá devido as  instituições que não estavam 100% preparadas para uma crise como essa, sem precedentes, e que foram como a grande maioria “pegas de surpresa”.

Diversas entidades escolares e universidades estão “se virando” para disponibilizarem ambientes e ferramentas a seus alunos. Porém, fica óbvio que o tempo hábil de testá-las ou mesmo para se capacitar as pessoas para seu uso, foi extremamente curto.

Isso sem falarmos que normalmente os aspectos tecnológicos podem nos deixar na mão. Isto basicamente pode também se dar ao simples fato de que muitos milhares de usuários da rede estarão conectados em seus lares. Este fato causa uma demanda enorme em todo o sistema e uma pressão generalizada. Portanto, aconselhamos que você seja ao máximo possível resiliente  em seus estudos.  

Não esteja sozinho nesta nova experiência EAD na pandemia

Certamente você sentirá a ausência diária dos seus amigos mais próximos. Sim, sabemos que reuniões e aglomerações devem ser ead em época de pandemiaevitadas a qualquer custo. Porém,  isto não significa um total isolamento e nem que você não possa nem sequer conversar, ou mesmo estudar virtualmente com eles. Existem inúmeras soluções e plataformas de vídeo conferência totalmente grátis. Isso sem falar das próprias redes sociais que certamente irão proporcionar ótimas experiências nas reuniões com seus colegas.

Seja humilde, peça ajuda quando precisar

Pense um pouco, você passou toda sua vida frequentando classes escolares no tradicional ensino presencial. Você certamente precisará se adaptar e nem sempre esta tarefa é fácil para todos. Caso sinta alguma dificuldade com esta nova metodologia de ensino, ou mesmo caso sinta que não está conseguindo evoluir em seus estudos. Portanto, mesmo se sentir dificuldades de utilizar os recursos tecnológicos, peça ajuda ao seu mestre, ao coordenador de seu curso ou mesmo a alguém da instituição a qual frequenta. A grande maioria delas reforçou o time de pessoas dispostas a fornecer apoio aos alunos remotamente. 

Em tempos de crise é que surgem oportunidades

Esta é uma máxima muito utilizada no ambiente corporativo e com certeza aplica-se claramente neste caso. Esta crise mundial do coronavírus permite a todos nós uma chance única para experimentarmos novas e inéditas formas de fazer as coisas.  Os velhos hábitos com certeza devem ser questionado nesta hora e paradigmas até então tidos como sólidos são quebrado a cada dia. Aproveite esta oportunidade e busque novas soluções para poder aprender novos conhecimentos, estudar melhor, enfim, conhecer outros recursos.

Como todo ciclo, mais este irá passar e o legado que ficará para cada um de nós, será fundamental para que possamos evoluir na pós pandemia. Certamente isso fará com que nos ternemos pessoas melhores e com novos e produtivos hábitos.

Caso queira saber mais sobre nossos cursos de educação a distância, entre em contato conosco.